Homofobia?

Sunday 7 April 2013

Hoje em dia está na moda defender os homossexuais, falar de seus direitos, de suas qualidades, de como são e foram injustiçados pela sociedade, do quanto necessitam de apoio e igualdade. Inúmeras manifestações ocorrem todos os dias, seja nas redes sociais, nas ruas ou em comunidades. O que é algo que me deixa muito contente e satisfeita. Isso significa que avançamos um pouco mais na quebra de tabus. Porém, não entendo a necessidade das pessoas se rotularem tanto, e definir tudo como homofobia.
Qualquer ato contra, uma frase ou uma expressão mal colocada, se torna uma atitude homofóbica. Se você diz que gosta de ser heterossexual, ah você é Homofóbico, mesmo tendo vários amigos ou até parentes gays. As pessoas falam isso como se realmente conhecessem o significado da palavra, como se realmente soubessem do que estão falando e acusando, muitas vezes não sabem!
“A homofobia é a atitude de hostilidade contra os homossexuais, designando o distúrbio psíquico revelado por aqueles que experimentam medo ou ódio irracional diante da homossexualidade. Sinteticamente, é o termo utilizado para identificar o ódio, aversão ou discriminação, tendo em vista que a palavra Fobia vem do grego e significa Medo.”Fonte
Então eu te pergunto, só porque uma pessoa se posiciona contra o casamento ou é contra a adoção de crianças por casais homossexuais, ela é homofófica? Ou porque a mesma diz não querer ter um filho gay ou porque faz ou ri de piadas sobre gays, chama um amigo de viado, ela odeia gays? Talvez não!
Deve se analisar que muitas religiões pregam que a homossexualidade é pecado, algumas de que é uma doença, e até existe por parte da sociedade a idéia de que seja um distúrbio comportamental, ou que ser homossexual é uma escolha. Analisar que pessoas homofóbicas geralmente agridem, discriminam e repudiam de toda forma uma pessoa homossexual.

Eu cresci escutando diversas barbaridades sobre a homossexualidade. Mas sempre procurei refletir sobre o que ouvia e via. Sempre tive amigos ou conhecidos homossexuais, e talvez por isso sempre achei normal. Não entendia exatamente, mas respeitava o que naquela época pensava ser uma escolha.

Não estou aqui defendendo a homofobia, afinal já me posicionei em outra postagem aqui mesmo no blog. O que desejo expor, é que ao invés de postar ou compartilhar qualquer foto ou idéias sobre homofobia, analise antes. Nem tudo é homofobia, ser contrário a algumas idéias, não quer dizer que você tem ódio ou aversão sobre determinado grupo, assunto ou posição. As pessoas ficam pregando a raiva, medindo forças, ao invés de buscar um entendimento.

Se a Joelma falou tantas idiotices, existe duas probabilidades, ou ela é ignorante no assunto homossexualidade, como a maioria das pessoas, ou ela é sim homofófica mesmo. Agora, fazer todo um alarde por isso, eu não entendo. Talvez por ela ser uma pessoa pública? Plausível, já que tem o poder de incentivar a discriminação entre milhares de pessoas. Por outro lado, ficar disseminando essa coisa de homofobia o tempo todo não ajuda em nada. Acaba com a tanto comentada e aclamada liberdade de expressão que todos amam e gostam de enfatizar.

Vamos analisar melhor as frases, entrevistas, a cultura e educação que cada um recebeu. Não vamos esquecer que o Brasil é um país cristão, e como todo país baseado nas crenças cristãs, tem enraizado um monte de preconceito e idéias tardias. Algumas pessoas são preconceituosas e nem se dão conta disso. Acabam falando certas coisas, aparentemente discriminatória, mas apenas se expressaram mal. Se queremos acabar com a Homofobia, paremos de dar toda a atenção e energia para o assunto. 
Por que ao invés de dizermos Homofobia Não, não dizemos Diversidade Sim, ou diga Sim a diversidade? Por que sempre pregar a separação de grupos, a defesa de bandeiras excluídoras?
Vamos pensar no que realmente importa e parar de nos desviar dos nossos reais objetivos, que é tornar a nossa sociedade justa para todos!


Comentários
2 Comentários

2 comments:

CarlosR said...

Mais um post adorável de se ler!

Mariana, é como você disse:
"Defender a homossexualidade é modinha hoje."

Qual o problema de uma coisa se tornar modinha?
- O público brasileiro todinho se volta a ela!

E qual o problema do público brasileiro?
- A ignorância.

As pessoas distorcem o conceito da palavra e usam erroneamente!
Do que adianta você defender uma causa, se você não sabe nada sobre a mesma? E nem procura saber?
Esse é o problema do público brasileiro, além de serem pessoas totalmente alienadas, tanto de um lado quanto de outro.
Pois veja:
Pessoas que discriminam ou que não gostam de gays:
- Geralmente são alienadas da igreja, em que a única explicação é: É errado porque a bíblia diz!

Não estou querendo ir contra a igreja, o problema é que essas pessoas são influenciadas pelas grandes e não procuram razões para aceitar o que a outra diz.
Temos Silas Malafaia, por exemplo: Ele não é uma pessoa ignorante! Ele está seguindo os fundamentos da bíblia!
Apoio a liberdade de expressão dele, apoio as escolhas deles e ele está fazendo o certo: Saber sobre o assunto, que no caso seria o pecado de ser homossexual.
Mas quantas pessoas que seguem ele sabem alguma coisa sobre "o pecado de ser homossexual"?
Esse é o problema!

- Também posso explicar o caso das pessoas que defendem os homossexuais:
Pessoas que defendem o direito de se expressar... Mas erram na ignorância.

Homofobia é o medo dos que possuem gostos pelo mesmo sexo, e quando temos medo, respondemos com agressão.
O Homem que é homofóbico sente sua masculinidade limitada perto de homossexuais.

Preconceito é um conceito antes do necessário. Você julga sem conhecer:
- Ele é homossexual, não presta!

Discriminação é você diferenciar os outros da maioria, é você tratar diferente porque você considera ele diferente.

Não vou falar muito, mas o problema é que a maioria das pessoas não sabem usar as palavras certas na hora certa.

Tive amigos meus que se afastaram de mim (hoje não mais), mas nunca julguei-os de HOMOFÓBICOS...

Só repito o que Raul Seixas dizia:“Queria ser burro para não sofrer tanto”.

Anonymous said...

Eu acho que todos tem o direito de se expressar, sem ofender vc pode se expressar mto bem, hj realmente é uma chatice ficar o tempo td tendo q ser politicamente correto.

Já curtiu?

Popular Posts

JPG bandeirantes 450x90

Pensamentos


"Seja feliz com o que você já tem. O resto se consegue com o tempo!"

Mariana Lüdi

"A pedra que no papel nem serve para desenhar uma reta, dentro d'água faz círculos perfeitos!"

Heráclito

"Só ha duas maneiras de viver a vida; a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse um milagre."

Albert Einstein

"Pois nada que valha a pena provar pode ser provado, nem tampouco refutado; portanto, sê sábio. Adere sempre ao lado mais ensolarado da duvida!"

Lord Tenysson


Amigos Leitores

JPG Liquida F 728x90
 
"O mundo de Mari" © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions