Algumas pessoas que já acessam o blog ha algum tempo, sabem que eu não moro no Brasil, e os leitores que me conhecem pessoalmente, sabem como tem sido difícil. Para quem ainda não leu minha biografia, tem a citação da razão porque vim parar aqui. Hehe.

Eu sinto muita falta, da minha família e dos meus amigos. Sinto falta dos lugares que frequentava, das atividades que fazia, da culinária e de falar português. Falta de pequenas coisas que só quem esta fora do pais entende.
Tenho me esforçado muito para me adaptar e aproveitar ao máximo essa experiência. Confesso que as vezes perco a motivação, porque as vezes me sinto meio deslocada. E acho que a saudade também atrapalha um pouco.
De qualquer forma, acredito que na medida que vai se aprendendo o idioma, trabalhando e conhecendo pessoas, esse processo vai melhorando, e tudo fica mais simples.
Baseada em minha experiência e de amigos que vivem ou viveram fora de seu pais, segue algumas dicas e informações importantes.
Viver em outro país não é fácil, existe uma série de pontos quais devem ser estudados. Aqui vai uma lista deles:
- Idioma: é fundamental saber falar e escrever o idioma local, no caso de um intercâmbio a exigência mínima é saber inglês, mas se for viver, aprender o idioma é super importante para conseguir um trabalho e uma integração melhor.

- Emprego: se o seu caso não for intercâmbio ou transferência de empresa, para trabalhar você vai precisar dos dois itens acima, e também de qualificação se visa algo mais do que trabalhar com limpeza ou construção, entre outros empregos comuns oferecidos aos estrangeiros. E essa qualificação muitas vezes deve vir desse lugar que você está, porque em muitos países dependendo da profissão os diplomas de instituições brasileiras não são válidos.
- Moradia: muitas vezes quando se deseja sair do país, as pessoas dão importância somente para as vantagens e não fazem o estudo necessário para entender se isso é o melhor a fazer ou não. Assim como se deve pensar nos detalhes de uma vida a dois ou conquistar a independência morando sozinho (a), fazer um intercâmbio ou mudar para um outro pais requer um planejamento.
Bom, vou parando por aqui, pois não quero fazer uma postagem muito longa. Mas logo teremos a parte dois, e ai falarei com mais detalhes e também colocarei umas fotos para vocês.
Espero que tenha sido instrutiva, e se você também for um "estrangeiro" e quiser contar a sua experiencia para nós, acesse o menu "Contato" e saiba como.
Gostou da postagem? Então compartilhe com seus amigos, e não deixe de se inscrever no blog e nas redes sociais!
Até a próxima!!