Minha vida de estrangeira - Parte 1

Monday 8 July 2013

Ola galera, como vão vocês? Bom, a postagem hoje sera um pouco personalizada, já que vou falar de mim, ou melhor da minha experiência pessoal como estrangeira.
Algumas pessoas que já acessam o blog ha algum tempo, sabem que eu não moro no Brasil, e os leitores que me conhecem pessoalmente, sabem como tem sido difícil. Para quem ainda não leu minha biografia, tem a citação da razão porque vim parar aqui. Hehe.

Falando propriamente de minha experiência. Eu ainda me considero em adaptação. Tem épocas que são muito difíceis, eu costumo dizer que a saudade é um fator que não existe adaptação. E é muito complicado ficar longe de quem nós amamos e das coisas que gostamos.

Eu sinto muita falta, da minha família e dos meus amigos. Sinto falta dos lugares que frequentava, das atividades que fazia, da culinária e de falar português. Falta de pequenas coisas que só quem esta fora do pais entende.

Tenho me esforçado muito para me adaptar e aproveitar ao máximo essa experiência. Confesso que as vezes perco a motivação, porque as vezes me sinto meio deslocada. E acho que a saudade também atrapalha um pouco.

De qualquer forma, acredito que na medida que vai se aprendendo o idioma, trabalhando e conhecendo pessoas, esse processo vai melhorando, e tudo fica mais simples.

Baseada em minha experiência e de amigos que vivem ou viveram fora de seu pais, segue algumas dicas e informações importantes.

Viver em outro país não é fácil, existe uma série de pontos quais devem ser estudados. Aqui vai uma lista deles:
- Idioma: é fundamental saber falar e escrever o idioma local, no caso de um intercâmbio a exigência mínima é saber inglês, mas se for viver, aprender o idioma é super importante para conseguir um trabalho e uma integração melhor.
- Visto: tanto para viver quanto para estudar, são necessários documentos que comprovem sua legalidade no país que está. Cada nação vai ter sua própria regra quanto a isso. No geral, os vistos mais comuns são para estudo, trabalho e união familiar.
- Emprego: se o seu caso não for intercâmbio ou transferência de empresa, para trabalhar você vai precisar dos dois itens acima, e também de qualificação se visa algo mais do que trabalhar com limpeza ou construção, entre outros empregos comuns oferecidos aos estrangeiros. E essa qualificação muitas vezes deve vir desse lugar que você está, porque em muitos países dependendo da profissão os diplomas de instituições brasileiras não são válidos.
- Moradia: muitas vezes quando se deseja sair do país, as pessoas dão importância somente para as vantagens e não fazem o estudo necessário para entender se isso é o melhor a fazer ou não. Assim como se deve pensar nos detalhes de uma vida a dois ou conquistar a independência morando sozinho (a), fazer um intercâmbio ou mudar para um outro pais requer um planejamento.

Bom, vou parando por aqui, pois não quero fazer uma postagem muito longa. Mas logo teremos a parte dois, e ai falarei com mais detalhes e também colocarei umas fotos para vocês.

Espero que tenha sido instrutiva, e se você também for um "estrangeiro" e quiser contar a sua experiencia para nós, acesse o menu "Contato" e saiba como.

Gostou da postagem? Então compartilhe com seus amigos, e não deixe de se inscrever no blog e nas redes sociais!

Até a próxima!!

Comentários
3 Comentários

3 comments:

Anonymous said...

Mari, muito bom o seu texto, com a sua visão e as dicas. Qdo era mais nova tinha vontade de ter essa experiencia, morar um tempo fora do Brasil, e mesmo assim tinha noçao de que não seria facil!
Agora q tenho minha familia ja nao sinto mais essa vontade de viver em outro lugar, mas viajar sim! Por mim conheceria o mundo todo! Quem sabe eu não faça uma viagem até aí qualquer dia , e vc possa me mostrar mais desse lindo lugar onde está vivendo. Vontade não me falta! Beijao!

Adriana

Anonymous said...

Eu gostaria de fazer um intercâmbio, mas além de ser um pouco caro, tmb tenho um pouco de dúvida para q país ir.
Parabéns pela coragem e aguardo a segunda parte! Beijos!
Lisa.

Anonymous said...

Eu tmb moro fora. Inclusive vi seu blog no grupo de brasileiros na Alemanha. Compartilho dos seus pensamentos tem q planejar e decidir com cautela. Pq nosso país pode ter mtos problemas, mas nenhum lugar é como nosso próprio país!! Ah a Suíça é linda, adorooo!!!

Já curtiu?

Popular Posts

JPG bandeirantes 450x90

Pensamentos


"Seja feliz com o que você já tem. O resto se consegue com o tempo!"

Mariana Lüdi

"A pedra que no papel nem serve para desenhar uma reta, dentro d'água faz círculos perfeitos!"

Heráclito

"Só ha duas maneiras de viver a vida; a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse um milagre."

Albert Einstein

"Pois nada que valha a pena provar pode ser provado, nem tampouco refutado; portanto, sê sábio. Adere sempre ao lado mais ensolarado da duvida!"

Lord Tenysson


Amigos Leitores

JPG Liquida F 728x90
 
"O mundo de Mari" © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions