Desde criança somos educados para acreditar em Deus. Para ter fé Nele, e frequentar a Sua casa. Eu fui criada para ser católica, fui batizada e participei de quase todos os sacramentos católicos. E realmente eu acreditava no que ouvia e no que lia. Apos algum tempo, e indo mais a fundo nos estudos sobre religiões, cheguei a conclusão no que já algum tempo pensava, que ter uma religião não significava ter fé.
Foi ai que parei de ir a igreja, e comecei a perceber que para ter fé eu não necessariamente precisava de uma religião..
Muito tempo se passou desde quando parei de frequentar a igreja católica. Mas ainda sinto os efeitos da educação cristã que tive. Em alguns pontos considero algo bom, mas em outros, vejo que alguns preconceitos que ainda tenho, são consequências daquela doutrinação.
Hoje existem muitas religiões, principalmente no Brasil, parece que em cada esquina o mesmo numero de igrejas são equivalentes ao mesmo numero de botecos . E de um modo geral, analisando uma a uma, não são tao diferentes. Todas pregam quase as mesmas coisas, todas no final tem o mesmo objetivo. Manipular seus seguidores.
As igrejas chamam seus frequentadores de fiéis, "nossos fiéis", como se eles fossem fiéis da igreja, e não de Deus. Impõe regras e dogmas, que muitas vezes os próprios pregadores não cumprem. E defendem de tal forma, idéias que pareçam que só uma crença seja a verdadeira, a correta. Sendo que Jesus deixou bem claro, que Ele não esta em paredes ou em bancos e sim em todos os lugares. Nunca disse que esta ou aquela religião seja correta ou a errada. Deixou apenas Sua palavra a ser semeada.

"Falar em nome de Deus", é algo que me deixa danada de brava. Me revolta saber e ver, que existem tantos oportunistas, se valendo do conhecimento que muitos não tem, para fazer fortuna as custas da ignorância dos outros.
Afinal, infelizmente ainda temos milhares de pessoas que confundem Religião com Fé. Que acreditam que só indo a um "templo" e cumprindo com suas leis, é que eles poderão ser salvos. E é ai que são manipulados e enganados.
É preciso estudar, conhecer a historia, abrir a mente para novas culturas, para novas reflexões. Nem sempre uma pessoa que frequenta uma religião é uma pessoa de fé. Já vi muitos casos, de pessoas que vão a uma igreja apenas para não serem julgadas por outros ou por acharem que indo em uma igreja garantirão seu lugar no paraíso. Mas praticar os ensinamentos de Cristo que é bom, nada! Pelo contrario, as pessoas que mais cuidam da vida do outro, julgam e discriminam, são as mesmas que vivem dobrando os joelhos, em inúmeros ritos religiosos e se julgam pessoas de fé.

E mais, paremos de julgar o outro, de discrimina-lo e de desrespeitar a liberdade que o mesmo tem de escolher seu próprio caminho de fé, de seguir ou não determinada crença e até mesmo de não ter nenhuma.
E dessa forma, poderemos conviver melhor com nossos semelhantes e praticar aquilo que chamamos de Fé!
Cada um, com sua própria crença e com sua própria Fé.
Que Deus abençoe todos nós!