
Bom, hoje tirarei algumas duvidas que muitas pessoas tem quanto a vida no exterior: o tal preconceito Vamos la?
Ha alguns dias atras, participei de uma entrevista no Blog Café com Amigas, e notei que como alguns amigos, conhecidos e algumas leitoras tinham duvidas sobre o preconceito que muitas pessoas dizem ter sofrido ou sofrem quando estão fora do país. E sim, ele existe.
Aqui na Suíça tem pessoas de todo o mundo. E diferente do que muitos acham, tem pessoas negras. Claro que em sua maioria estrangeiros e descendentes desses estrangeiros. Mas de qualquer modo existe, não é um país só de brancos e louros como muitos pensam.
Eu já vi africanos serem vitimas de preconceito, mas meio por generalização. Existem muitos africanos que entram na Europa para traficar. E por isso a policia esta sempre de olho neles, as vezes injustamente. É complicado. Os albaneses, turcos, croatas, libaneses e entre outros dessa mesma região, também são alvos desse mesmo preconceito, muito porque a maioria deles praticam vandalismo e violência contra a mulher. Acabam por serem mal vistos pelo povo suíço e confesso que muitas vezes com razão.

Outro fator que ajuda na discriminação é você não saber o idioma. Os cidadãos mais velhos, as vezes tem um pouco de impaciência quanto a isso, e algumas pessoas acabam te tratando mal, justamente porque você não consegue entender o que dizem e assim não tem como retrucar. Quanto a questão de emprego, eu acredito que não haja problema desde que você fale bem o idioma e tenha qualificações, é algo que ainda não posso falar com propriedade porque ainda não comecei efetivamente a procurar emprego por aqui. Porém, no trabalho do meu marido tem pessoas de varias nacionalidades, e em todo canto que vou, sempre vejo estrangeiros trabalhando.
Enfim, acredito que seja algo muito particular. Todo lugar tem pessoas preconceituosas ou mesmo racistas. Acredito ser mais uma questão de mentalidade e educação. É o tipo de coisa que somente o tempo pode mudar e melhorar.

Espero ter respondido as duvidas e caso tenham alguma não esclarecida ou alguma com outro tema é só deixar nos comentários que respondo com maior agrado.
Fiquem com Deus e até a parte 3!
Acessem aqui a entrevista. Beijos!