Como criar Blogs ou Sites - Termos Básicos

Friday 10 January 2014

E ai galera bunita, tudo certo? Espero que sim!

Se você veio até essa postagem, provavelmente deve estar pensando em montar seu blog ou site, e mais provável ainda que esteja precisando de uma ajudinha, pois é leigo(a) no assunto, acertei? Rsrs... Agora se você já entende alguns desses termos, mas tem duvidas quanto a outros, não deixe de acompanhar o blog que em breve postarei a continuação desse post.

Bom, essa postagem se refere aos princípios da criação de um blog ou site, melhor dizendo, termos que são usados na construção, organização e manutenção do espaço na web. Portanto, muito importantes de entender como funcionam e seus significados. Então segue uma lista com os termos e seus respectivos significados. Vamos lá?

Plataforma - A plataforma é o lugar onde você vai criar o seu blog ou site, funciona como se fosse o seu escritório online. Para que você entenda melhor, existem varias plataformas e provedores, como o Blogger, o Wordpress, Webnode, Wix e tantas outras. Normalmente, o serviço não é cobrado, desde que você use o subdomínio deles, ou não use nenhum serviço Premium. Falarei melhor desses detalhes em outra postagem.

Hospedagem - A hospedagem é o espaço que é fornecido pelo seu provedor para você "alojar" suas postagens. Esse espaço é geralmente oferecido de forma limitada gratuitamente pela plataforma, ou você pode comprar mais espaço caso você exceda o limite, e não necessariamente você precisa pagar a hospedagem para a plataforma que você criou o seu blog ou site, você pode hospedar seu espaço na web em outro site, que trabalhe somente com hospedagens e domínios. Também falarei com mais detalhes numa futura postagem.

Domínio -O domínio é o endereço do seu site sem a citação da plataforma, ex: www.omundodemari.net é um domínio personalizado, meu endereço é omundodmari.blogspot.com, ou seja, eu uso um subdomínio da plataforma blogger. Você ainda poderá usar um subdomínio, do seu próprio domínio, mas este é um assunto para outro dia, pois é um pouco mais complicado de entender. O importante é saber que para ter um domínio próprio você precisará pagar por ele.


URLUniform Resource Locator) - Nada mais é que o localizador, de imagens, textos, videos, etc, e/ou endereço de paginas da internet. Chamamos de URL qualquer endereço de HTML, também conhecidos como links. Ou seja, o seu domínio é um URL e todas as paginas geradas na internet contém um endereço, quais por sua vez também são chamados de URL's.

Template ou Modelo - Os Templates nada mais são do que modelos para o seu blog ou site. São oferecidos gratuitamente pela plataforma escolhida por você para criar a sua pagina. E você pode encontrar também sites que oferecem modelos com uma face mais profissional e personalizada para baixar. Dependendo do template e do site, você talvez tenha que comprá - lo, porém existe uma série deles gratuitos e de fácil instalação. Mas para iniciar, é melhor que você utilize os disponíveis pelo seu provedor.

Layout e Gadgets - O Layout é aonde você vai organizar e montar o seu site. Nele você pode incluir, alterar ou excluir qualquer conteúdo que você queira. Escolhendo inclusive o formato que você quer que tenha a sua pagina. Agora os Gadgets, são ferramentas disponíveis para você adicionar ao seu modelo e pagina, para personaliza-la e deixa - la mais a sua cara. Veja aqui um pouco mais sobre Gadgets e Widgets.

Favicon - O Favicon é o ícone que a gente vê quando abre uma pagina, bem em cima ao lado no nome do site. E são muito uteis, pois agregam ao seu espaço na web e divulgam sua marca. Você pode colocar o seu pelo layout, e é muito simples. Para entender melhor e aprender como fazer o seu clique aqui.

Bom galera é isso. Caso tenha ficado alguma duvida, é só deixar no comentário que farei o possível para responder. E em breve postarei outras dicas e informações para criação de espaços na internet. Até mais!

Comentários
0 Comentários

0 comments:

Já curtiu?

Popular Posts

JPG bandeirantes 450x90

Pensamentos


"Seja feliz com o que você já tem. O resto se consegue com o tempo!"

Mariana Lüdi

"A pedra que no papel nem serve para desenhar uma reta, dentro d'água faz círculos perfeitos!"

Heráclito

"Só ha duas maneiras de viver a vida; a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse um milagre."

Albert Einstein

"Pois nada que valha a pena provar pode ser provado, nem tampouco refutado; portanto, sê sábio. Adere sempre ao lado mais ensolarado da duvida!"

Lord Tenysson


Amigos Leitores

JPG Liquida F 728x90
 
"O mundo de Mari" © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions