
O ano começou aparentemente tranquilo, com vários desejos de felicidade, amor, prosperidade e paz. E como todo ano, as noticias de violência e morte bate a nossa porta. A ultima mais chocante foi essa a que o titulo desta se refere. E depois de ler o artigo, eu não sei se me surpreendo ou se apenas constato: o ser humano NUNCA deixará de ser bárbaro e selvagem!
Eu leio nas redes sociais, discursos de pessoas dizendo que deveria haver pena de morte, ou que deveriam dar o troco na mesma moeda, ele matou ele morre, ele estuprou ele dever ser estuprado, corte a mão, corte a língua, etc e tals. Discursos violentos assim como os próprios atos de violência!
É difícil admitir, mas nós somos seres instintivamente violentos! Claro, temos a consciência, o que nos torna racionais e portanto cientes de nossos atos, sejam eles certos ou errados. Cometemos violência todos os dias, até mesmo em pequenas ações. O próprio preconceito e a discriminação são atos de violência, e digo mais, os grandes causadores dela!
E enquanto continuarmos a agir como se fôssemos os bonzinhos da historia e todos os outros errados, enquanto acharmos justo ou "normal" um jovem gay e negro ser espancado e torturado até a morte, enquanto permitirmos que meninas de menos de 10 anos se casem com homens de 20, enquanto vermos a violência acontecer e só falar, recuar e cultivar o ódio, nada vai mudar.
Mesmo que tenhamos a violência como parte de nosso instinto animal, e que de alguma forma isso seja "normal", não significa que seja aceitável. Não significa que não possamos tentar evoluir em nossos sentimentos.
De que adianta tanta tecnologia e tanta inteligência, se elas não contribuem para o primordial que é a valorização da vida? Que adianta você continuar chamando os criminosos de maus feitores, de monstros, se você continua julgando as pessoas e discriminando as mesmas por não estarem nos seus padrões? Será que você também não tem contribuído para os sacrilégios que vem acontecendo a todo momento?
Pare por um momento e analise. Olhe para si mesmo, e perceba o quanto você pode sim melhorar o mundo. Basta começar por seus valores, por seus conceitos, basta começar por você!
Eu realmente desejo que um dia sejamos pessoas melhores, que um dia possamos nos considerar humanos. Que mereçamos esse planeta, essa vida que seja o milagre que tenha acontecido, nos trouxe até aqui. E desejo mais que do fundo do meu coração, que essa família, assim como todas as outras vitimas de qualquer tipo de violência, encontre forças e razões para superar essa perda lastimável. E que a justiça de alguma forma seja feita!
Leia a reportagem sobre o caso aqui.