Saúde - Anemia por falta de Ferro

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Olá pessoas, como estão. Nessa semana quero abordar no tema saúde, a anemia causada pela falta de ferro no sangue. Por que?
Porque atualmente estou com a taxa de ferro no sangue muito baixa, e acho importante compartilhar com vocês as informações que eu recebi, para que possam evitar de ficarem doentes.

Bom, há algum tempo que andava muito desanimada, com muito sono, dores de cabeça e falta de apetite. Chequei até a achar que estava deprimida ou que era algum problema na cabeça, pois há algumas semanas atrás bati o coco. kkkk. Enfim, espero que essa postagem ajude vocês, a tratar a anemia e principalmente a evitá-la!

O Ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do Oxigênio para todas as células do corpo. A deficiência de ferro pode apresentar-se em graus variáveis, que vai desde a depleção do ferro, sem comprometimentos orgânicos, até a anemia por deficiência de ferro que afeta vários sistemas orgânicos. A depleção de ferro supõe uma diminuição dos depósitos de ferro, mas a quantidade de ferro funcional pode não estar alterada. Ou seja, indivíduos com depleção de ferro não possuem mais ferro de reserva para ser mobilizado, caso o organismo necessite.

A Anemia pode ser definida como um estado em que a concentração de hemoglobina no sangue está anormalmente baixa, em conseqüência da carência de um ou mais nutrientes essenciais, qualquer que seja a origem dessa carência. Contudo, apesar da ausência de vários nutrientes contribuir para a ocorrência de anemias carenciais como folatos, proteínas, vitamina B12 e cobre, indiscutivelmente o ferro é, dentre todos, o mais importante. A anemia por Deficiência de Ferro é atualmente um dos mais graves problemas nutricionais mundiais em termos de prevalência, sendo determinada, quase sempre, pela ingestão deficiente de alimentos ricos em ferro ou pela e pela inadequada utilização orgânica.

Os sintomas da falta de ferro no organismo são:

- Cansaço extremo; desânimo; falta de atenção
- Dificuldade de aprendizagem; fraqueza; sono
- Tornozelo inchado; queda de cabelo/cabelos fracos e quebradiços
- Desempenho escolar fraco; distúrbios de humor; palidez
- Falta de apetite; língua lisa; fraco desenvolvimento motor
- Infecções frequentes, devido à baixa da imunidade

O consumo de alimentos ricos em ferro pode curar vários tipos de anemia, e é importante em todas as fases da vida, mas, em especial, para gestantes, bebês e idosos, que possuem uma necessidade maior de ferro no organismo. Da mesma forma, as mulheres em idade fértil possuem uma maior necessidade de ferro que os homens. Clique aqui para ver a lista.

É isso galera. Para mais informações acesse os links abaixo. Até a próxima #dicadesaúde.

Fonte: Portal de Saúde do governo e Portal Tua Saúde.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Já curtiu?

Popular Posts

Pensamentos


"Seja feliz com o que você já tem. O resto se consegue com o tempo!"

Mariana Lüdi

"A pedra que no papel nem serve para desenhar uma reta, dentro d'água faz círculos perfeitos!"

Heráclito

"Só ha duas maneiras de viver a vida; a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse um milagre."

Albert Einstein

"Pois nada que valha a pena provar pode ser provado, nem tampouco refutado; portanto, sê sábio. Adere sempre ao lado mais ensolarado da duvida!"

Lord Tenysson


Amigos Leitores

 
"O mundo de Mari" © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions