Leitura - Rio 2054

Monday 24 November 2014

Olá queridos leitores, esta semana, uma resenha de um livro nacional, de um novo escritor brasileiro. Eu tenho me surpreendido com a quantidade de novos escritores que andam surgindo, e com a qualidade destes mesmos autores. E fico muito feliz em poder divulgá-los aqui.

Sinopse: No mundo de Rio 2054, gangues de motoqueiros lutam pela supremacia no submundo, intrigas e espionagem industrial movimentam as empresas que controlam a cidade e boa parcela da população vive sem acesso a condições básicas de vida. Neste ambiente hostil, o protagonista Miguel se vê obrigado a embarcar em uma jornada para proteger aqueles que ama. Do autor Jorge Lourenço, o enredo promete tirar o seu fôlego do início ao fim.


Encontrei por acaso este livro quando estava procurando por uma leitura do gênero ficção científica, e fiquei bastante curiosa ao saber que encontraria no livro não só elementos comuns ao estilo, como poderia enfim, me encontrar num cenário familiar. Pois, felizmente, tive a oportunidade de estar no Rio de Janeiro mais de uma vez.

Logo no prólogo, já tive um pouco da dimensão da leitura. E a medida que fui avançando nas páginas, comecei a mergulhar cada vez mais na estória, que de início, lembra muito filmes e livros já conhecidos, entretanto, com singularidades próprias do enredo. Aos poucos fui conhecendo as personagens e me aproximando delas, como se estivesse dentro daquele ambiente.


O livro nos leva a uma Rio de Janeiro caótica, cheia de violência e descaso. E ao mesmo tempo que nos remete a sociedade atual, nos leva a uma ainda mais egoísta e segregadora. A todo momento, consegui fazer comparações propostas nas entrelinhas pelo autor, entre os problemas sociais quais já vivemos, e áqueles propostos num futuro próximo.

O que eu mais gostei além do livro em si, foi poder me identificar com os ambientes descritos nele. Desde os lugares mais requintados até os mais simples e perigosos. Quando ele cita o Garage eu quase "morri" de excitação, não acreditava no que lia, ele descreveu perfeitamente o lugar, seus frequentadores e sua vibe. A mesma reação eu tive, não de excitação, mas de compaixão, quando ele cita a Vila Mimosa, qual, em 2054, parece ainda mais desesperadora e cruel.

Outro ponto muito interessante, são os autores e obras citados durante o livro. Temos desde música clássica a Beattles, escritores, cantores, bandas, e por aí vai. Em determinado momento, uma série de discussões filosóficas, quais me levou a refletir ainda mais sobre vida, sociedade, sonhos e felicidade. Uma reflexão ainda maior se faz, quando chegamos ao final do livro e nos damos conta que o que se passa em Rio 2054, já está acontecendo, e não estamos nos dando conta disso. 


Para finalizar, o livro traz muita ação, conspirações, aventura, dramas, romance e uma grande lição de amizade e senso de justiça. Nos remete a profunda reflexão e discussao da proximidade de nossa atual situaçao social com a que ocorre em 2054. Nos inspira a querer melhorar, e nos manifestar para que essa distopia não se torne jamais uma realidade ainda pior do que a que já vivemos agora.

Recomendo essa leitura incrível, e me sinto muito orgulhosa pelo autor Jorge Lourenço e sua obra. Desejo sinceramente, que ela seja ainda mais bem vista e que receba as excelentes avaliações que merece. Inclusive, me deixaria muito feliz ver um filme sendo lançado baseado neste livro. Daria um sucesso de público com certeza!

Para conhecer mais sobre o livro e a biografia do autor, acesse aqui. Você encontrará também outras resenhas, partes do livro, e aonde comprá-lo. Espero que tenham gostado dessa indicação, leiam o livro e retornem para comentar sua percepção. Até a próxima resenha!

GIF Livros - 468x60

Comentários
7 Comentários

7 comments:

Naiara cristiane fernandes pimentav said...

Ual autores brasileiros sempre me surpreendendo . Amei a capa e a historia do livro parece otima entrou na minha lista

Luciano Vellasco said...

Olá!
Adorei a resenha.
Eu li esse livro e achei sensacional a forma como o autor escreve e encara os problemas sociais que podemos enfrentar no futuro.
Parabéns pela resenha ;)

Academia Literária DF

Anonymous said...

Nossa, me deixou com muita vontade de ler, na realidade já queria ler antes pq me chamou muito atenção... Mas obrigada pela resenha e pelo incentivo a mais para ler :D

Cleberson said...

Já gostei apenas pelo nome, parece ser uma historia muito evolvente que eu gostaria muito de descobrir.

O Mundo de Mari said...

Que bom que gostaram galera, fico muito satisfeita. Faço o que posso para divulgar o trabalho dos novos autores. Espero conseguir fazer os próximos sorteios também pelo Google Plus e diretamente aqui no blog. Obrigada pela visita e pelos comentários!

Alexia Bittencourt said...

Fiquei com vontade de ler!!

Jéssica Mendes said...

A história parece ótima e com a resenha deu mais vontade de ler. Espero muito ganhar o livro no sorteio.

Já curtiu?

Popular Posts

JPG bandeirantes 450x90

Pensamentos


"Seja feliz com o que você já tem. O resto se consegue com o tempo!"

Mariana Lüdi

"A pedra que no papel nem serve para desenhar uma reta, dentro d'água faz círculos perfeitos!"

Heráclito

"Só ha duas maneiras de viver a vida; a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse um milagre."

Albert Einstein

"Pois nada que valha a pena provar pode ser provado, nem tampouco refutado; portanto, sê sábio. Adere sempre ao lado mais ensolarado da duvida!"

Lord Tenysson


Amigos Leitores

JPG Liquida F 728x90
 
"O mundo de Mari" © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions