
Como sabem, eu vivo na Suíça, e aqui não tem fubá, somente milharina, de diferentes tamanhos de grãos. Lembram muito a nossa canjiquinha. E podem substituir tranquilamente o fubá. Não só no caso de um bolo, como também para polentas e sopas.
Além disso, o milho faz bem a saúde, Protege as células, reduz os níveis de colesterol, ajuda a controlar o açúcar no sangue, ajuda a prevenir problemas cardíacos. E como a milharina é um derivado do milho, produz efeitos parecidos.
A receita que vou passar para vocês pode ser feita também com o fubá comum, porém, não sei como ficará o resultado final, pois eu ainda não testei com esse material. Por isso, se não ficar bom,a culpa não é minha. Hahahaha.
Ingredientes para um bolo pequeno, como o da foto.
- 2 xícaras e meia de milharina.
- 1 xícara de leite
- Meia xícara de óleo ou margarina derretida.
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher rasa de fermento em pó.
- Erva doce para quem gostar.
- 2 ovos grandes.
Bata tudo com a batedeira ou liquidificador, colocando os ovos, açucar e oleo, primeiro. E depois misture os outros ingredientes aos poucos, até formar uma massa uniforme. Nesse processo, já pode deixar o forno pré-aquecendo a 200 graus. Após untar a forma como de costume, coloque a massa, e asse em 170 graus. Se o seu forno não for muito bom, pode aumentar para 180 ou 190. Deixe assar por 30 min, sempre verificando com um palito ou garfo, para não queimar. E pronto. Só comer!
O resultado final é esse da foto. Fica uma delícia, lembra muito a famosa broa de milho. Excelente para comer, tomando aquele cafezinho fresco. As bordas e a camada superior ficam mais crocantezinhas mesmo, então não se preocupe, se você verificar que o bolo já está corado, mas por dentro ainda esteja cru.
É isso galera. Espero que consigam fazer e que tenham gostado da dica. Até a próxima e bom apetite!