Peruíbe - A desigualdade mora aqui.

Saturday 10 January 2015

Peruíbe é uma cidade litorânea do estado de São Paulo, é a última praia para quem vem da capital. Eu estou passando alguns dias aqui na casa da minha mãe, que finalmente realizou seu sonho de viver no litoral. Antes da casa própria, minha mãe teve que andar por ai pagando aluguel, e morando um tanto afastada da praia.

Agora ela esta vivendo mais próxima, e isso ajuda muito. Acontece, que esta postagem não é para falar sobre minhas férias, ou sobre como minha querida Mamis conseguiu comprar sua casa. Esta postagem, é para denunciar o descaso que a prefeitura tem com a cidade.

Em 4 anos que venho sempre visitar esta cidade, nada evoluiu. Para quem vive na avenida principal antes da praia, as ruas são asfaltadas e bem iluminadas. Se encontra diversos tipos de comércios, bancos, farmácias, lojas e restaurantes. De um certo bairro, até a beira da praia, tudo é muito bonito e luxuoso. E claramente, vemos que é porque são eles que "sustentam" a cidade. Mas entrando nos bairros, e quanto mais se afasta do centro, mais evidente fica a desigualdade. Ela é tanta, que se manifesta de uma rua para outra.

Só aqui próximo a casa da minha mãe, a discrepância é imensa. Vejam:


Enquanto, que as casas luxuosas do bairro central, permanecem intactas dessa poluição visual. Isso porque a maioria dos proprietários nem vivem aqui, só vem para temporadas. Quando chegam, usufruem dos melhores serviços. Contam com a estrutura que os moradores também deveriam contar. É vergonhoso!

Para uma cidade turística qual recebe todo ano , milhares de visitantes, e sabe que é assim, deveria estar melhor preparada e equipada. Pelo menos nesse ano, não faltou água, como já aconteceu em anos anteriores. Porém, a estrutura urbana, como saneamento básico, transporte, saúde e serviços, deixa muito a desejar. Isso porque a cada canto estão criando um novo condomínio e lotes para vender. Sera que eles contam aos investidores sobre esses problemas?


Ainda tem o fator, super população. A cada esquina, famílias com dezenas de filhos, vivendo em situação sub-humana. Se virando como podem. Muitos envolvidos com o crime e o vicio nas drogas. Você não pode se dar ao luxo de dormir com uma janela aberta, ou deixar sua casa sozinha por muito tempo, quando voltar, não terá mais nada. Sem contar os poucos comércios ao redor, quais acabam tendo que compensar a falta de trabalho do ano inteiro, em uma temporada, fazendo assim os preços subirem orbitadamente.

Não quero acabar com a cidade, fazer campanha contra. Peruíbe é um bom lugar para visitar e fazer férias. Entretanto, temos que nos alertar para esses fatores. O litoral paulista é extremamente lindo, porém, subjugado. Poderíamos ser como as grandes cidades praieiras turísticas do nosso Brasil, se houvessem mais investimentos e atenção por parte do Estado e das prefeituras.
Vou ficar por aqui, pois esta postagem já ficou gigante, mas outro dia volto a falar sobre esta cidade que necessita tanto de cuidados como tantas de nosso país. Que talvez um dia será meu lar hehe, gostaria de ter uma casa aqui. Quem sabe?

Espero apenas, que este texto sirva para você conhecer o outro lado do turismo, e se atenha a esses fatores antes de visitar Peruíbe ou a qualquer outra cidade nos mesmos padrões. Temos de fazer algo para mudar as injustiças e melhorar a qualidade de vida de todos nós. Mais fotos e mais sobre a cidade no site oficial. Até a próxima!

Comentários
7 Comentários

7 comments:

American said...

O governo e o maior culpado, a prefeitura deixa de fazer, mas põem no relatório que fez assim eles pegam o dinheiro destinado a serviços e manutenções. Pior coisa na cidade e ter políticos bandidos, em seguida traficantes e ladrões, isto acaba com a cidade, mas o culpado e o governo e a prefeitura que deixa tudo acontecer e nada de bom se faz para a população. O povo não aguenta mais..... CAOS.

Unknown said...

Gente, estou realmente preocupada, Peruíbe,está na minha lista de cidades pra morar. Estou prestes a mudar. Sou profissional liberal,trabalho como cabeleireira, manicure2, massoterapeuta. Será que vou conseguir viver do meu trabalho. Claro que pretendo trabalhar em outras regiões tbm. Mas essa declaração me assustou.

Unknown said...

Visitei Itanhaém recentemente e não é diferente, o que acontece com as prefeituras que nada fazem??? Nem lixeiras existem nas praias... um descaso...

Unknown said...

Concordo com tudo que foi dito sobre peuibe o descaso da prefeitura é visível gostaria de saber para onde anda indo o imposto cobrado e bem alto

Unknown said...

Tudo verdade o que vc falou!!! É lamentável 🤢

Marcelo said...

Acredito que este problema é recorrente na maioria das cidades, moro em Piracicaba interior de São Paulo, uma das cidades mais ricas do estado, a cidade e linda e extremamente bem cuidada e limpa nas regiões centrais, turísticas e arredores, mas quando você vai para bairros mais afastado os problemas são muitos e a população local sofre com falta de estrutura, segurança.

O Mundo de Mari said...

Obrigada a todos pelos comentarios e visita no blog. Tenho que atualizar essa postagens, pois ja se passaram muitos anos. E de fato, infelizmente nada mudou quanto ao descaso com os mais pobres. As areas mais centrais e ricas da cidade, estao sempre bem cuidadas, enquanto os bairros mais afastados e pobres ficam abandonados. Fica mesmo a criterio da populaçao fazer alguma coisa para mudar esta realidade.

Já curtiu?

Popular Posts

JPG bandeirantes 450x90

Pensamentos


"Seja feliz com o que você já tem. O resto se consegue com o tempo!"

Mariana Lüdi

"A pedra que no papel nem serve para desenhar uma reta, dentro d'água faz círculos perfeitos!"

Heráclito

"Só ha duas maneiras de viver a vida; a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse um milagre."

Albert Einstein

"Pois nada que valha a pena provar pode ser provado, nem tampouco refutado; portanto, sê sábio. Adere sempre ao lado mais ensolarado da duvida!"

Lord Tenysson


Amigos Leitores

JPG Liquida F 728x90
 
"O mundo de Mari" © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions