Estereotipos Etnicos e raciais fora do Brasil!

Sunday 11 September 2016

Olá pessoas, hoje quero fazer uma crítica sobre o que nós brasileiros vivendo no exterior passamos, apenas por sermos brasileiros. É algo que também acontece no Brasil, com nós mulheres, negros e gays. Algumas vezes também com estrangeiros que vivem no país, porém, de uma forma diferente do que se passa aqui.

Antes de mais nada, se você ainda nao é um fã do Mundo de Mari, bora curtir a Fanpage no Face, Google Plus e seguir nas outras redes sociais. ;-)

Entao, vamos ao tema de hoje. Como voces sabem, eu moro na Suíça, inclusive para quem tiver interesse em saber o que é preciso pra viver aqui, é só acessar os vídeos sobre o tema lá no youtube, que você terá todas as informações necessárias. 
Continuando, eu moro na Suíça há 5 anos, e desde a primeira vez que coloquei meus pés aqui, tive que lidar com estereotipos etnicos e algumas vezes raciais. Isso sempre me incomodou e ainda me incomoda, saber que as pessoas em primeiro lugar me julgam por ser estrangeira, depois por ser brasileira, por ser negra e por ser mulher. 

Me incomoda quando muitas delas acreditam piamente, que todo brasileiro gosta de festa e barulho o tempo  todo, que só pensamos em beber, comer, dançar e transar. Que nós mulheres brasileiras somos quentes, estamos sempre prontas. Que nós latinas somos ciumentas, que temos o temperamento forte, ou que somos interesseiras, incultas, que tudo o que desejamos é um idiota europeu para nos enconstar... Como isso me irrita profundamente. Qualquer tipo de preconceito me irrita, e os estereotipos sao fundamentados em cima deles. 

Já cansei de ver o olhar surpreso, quando digo a um suíço que gosto de ler, de cinema, de estudar, quando falo sobre física quântica e outras nerdisses... É como se uma brasileira nunca pudesse ter tal interesse. Eles me olham e dizem, nossa você nao parece ser brasileira, ou quando eu digo que acho a Suíça muitas vezes entediante, aí nesse momento sou considerada uma brasileira. É hilario e ao mesmo tempo ridiculo. É como se eles nao conhecessesem nada sobre nós, e realmente nao conhecem, pois a TV europeia é cheia de clichês.

Eles até apresentam muitas coisas sobre a América do Sul, porém quase sempre do mesmo, seja falando de violência, corrupção ou de nossas festas. Mas são poucos os programas e reportagens que vão ao fundo, e mostram nossa realidade e nossa cultura como ela realmente é.
Não me entendam mal, e não achem que todos os suíços e europeus pensam isso sobre nós. Existem aqueles que sabem que não se pode generalizar nunca! E eu não faria isso aqui. Isto não é de jeito algum uma generalização e sim um desabafo de quem já foi muito esteriotipada dentro e fora do Brasil. 

O intuito desta postagem é apenas expressar esse sentimento de certa revolta, por entender que infelizmente, parece que as piores coisas sobre nós chegam aqui, ou as coisas mais fúteis. O brasileiro não é só corpo sarado, bom de dança e risonho. Nós somos criativos e super fortes. Nós somos pessoas esforçadas e inteligentes. E quando não o somos, é por uma cultura forçada, por não ter oportunidade ou por termos sido forçados a pensar que não existem mais possibilidades.

Então, quando você vir ao exterior, por favor, propague o melhor sobre nós, não saia falando mal da sua própria pátria. Você jamais vai escutar um gringo detonando seu país quando está fora dele. E quando você escutar um gringo falando mal do Brasil, quando ele não tem noção do que é nascer e crescer brasileiro, nos defenda!! Não é questão de patriotismo e sim de reconstrução de nossa autoestima, que foi destruida por anos e anos de repressão e má formação.

Enfim minha gente bonita, se eu for escrever tudo o que está guardado, isto se tornará um livro online, hahaha.  

Agradeço a quem leu até aqui, e peço o favor de que você compartilhe essa postagem, para que mais pessoas tomem consciência do seu conteúdo e entendam a importância da gente quebrar certos preconceitos e esteriótipos... Até a próxima!! 

Comentários
0 Comentários

0 comments:

Já curtiu?

Popular Posts

JPG bandeirantes 450x90

Pensamentos


"Seja feliz com o que você já tem. O resto se consegue com o tempo!"

Mariana Lüdi

"A pedra que no papel nem serve para desenhar uma reta, dentro d'água faz círculos perfeitos!"

Heráclito

"Só ha duas maneiras de viver a vida; a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse um milagre."

Albert Einstein

"Pois nada que valha a pena provar pode ser provado, nem tampouco refutado; portanto, sê sábio. Adere sempre ao lado mais ensolarado da duvida!"

Lord Tenysson


Amigos Leitores

JPG Liquida F 728x90
 
"O mundo de Mari" © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions