Leitura: Homo Faber

Tuesday 13 September 2016

Olá amantes da leitura, tudo bem?

Depois de tempos sem indicar livros para vocês, eis aqui uma dica muito interessante, pois se trata de um romance dos anos 60 e de um escritor suíço. Para variar um pouco né. Este livro é um clássico da literatura suíça, tipo daqueles titulos obrigatórios na escola. Eu o li em pouco menos de 10 dias, era uma versão de bolso.

No Brasil este livro é muito difícil de ser encontrado, pois ele só teve duas edições. Se você for fluente no inglês poderá adquirí-lo com mais facilidade. Se acompanha meu Insta ou a Fanpage no Face, sabe que eu o li em alemão mesmo. O que não foi uma tarefa tão fácil, mas ajudou a aprimorar muito meus conhecimentos no idioma.

Mas chega de trelelê e vamos para a resenha.
Homo Faber, de Max Frisch, é um dos livros mais importantes e mais lidos do século XX. Lançada em 1957, a obra é um relato em primeiro pessoa da história de Walter Faber, um engenheiro extremamente racional, cuja visão de mundo científica e tecnológica não consegue acomodar o acaso, o "irracional", ou seja, aquilo que não pode ser calculado. Ele se vê em um grande confronto "emocional" quando se envolve com uma mulher bem mais nova, qual possivelmente, pode ser sua filha. Entretanto, o que está colocado como pano de fundo é a própria identidade do homem moderno.
Bom galera, este "romance", não é desses convencionais. Na realidade o centro do enredo nem é bem o romance, e sim as reflexões apresentadas nele sobre a vida moderna e o comportamento das pessoas no novo século. O próprio personagem principal tem um comportamento e personalidade peculiares.

Eu achei a leitura interessante, mas claro que se tratar de um romance, eu esperava um pouco mais do desenrolar da "relação" dos dois. A gente já conhece várias dessas estorias, quantas novelas já assistimos com esse mesmo tema? Mas nelas tinha toda aquela emoção da descoberta de um possivel incesto e . No livro não fica claro em momento nenhum o que verdadeiramente está acontecendo entre os dois, ou se realmente algo aconteceu. O que de certa maneira, é o que faz da leitura fascinante.

Eu gostei muito dos detalhes que o autor traz sobre os lugares que os personagens passam, é uma riqueza de detalhes muito interessante, entretanto, a parte do romance de certa maneira deixa a desejar, principalmente no desenrolar da estória, que meio que acaba sem pé nem cabeça. Em alguns momentos é realmente bem confuso.

De qualquer maneira, recomendo a leitura. Ou se preferir, poderá também assistir ao filme. Eu só não tenho certezaf se tem alguma versão legendada em português. Eu pelo menos não consegui encontrar. O livro também não é muito fácil, de encontrar, mas aqui embaixo estou postando links de possíveis locais de compra.

Saraiva: http://www.saraiva.com.br/homo-faber-1629538.html

Estante Virtual: https://www.estantevirtual.com.br/b/max-frisch/homo-faber/347417133

Trailer em Alemão


Comentários
0 Comentários

0 comments:

Já curtiu?

Popular Posts

JPG bandeirantes 450x90

Pensamentos


"Seja feliz com o que você já tem. O resto se consegue com o tempo!"

Mariana Lüdi

"A pedra que no papel nem serve para desenhar uma reta, dentro d'água faz círculos perfeitos!"

Heráclito

"Só ha duas maneiras de viver a vida; a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse um milagre."

Albert Einstein

"Pois nada que valha a pena provar pode ser provado, nem tampouco refutado; portanto, sê sábio. Adere sempre ao lado mais ensolarado da duvida!"

Lord Tenysson


Amigos Leitores

JPG Liquida F 728x90
 
"O mundo de Mari" © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions